Setembro Amarelo: a importância de conversar sobre a prevenção ao suicídio
No dia 09/09, foi realizada uma palestra para os colaboradores da Água da Serra sobre um tema social de extrema importância, o Setembro Amarelo. Tivemos um bate papo super legal com o psicólogo Josias Torres que trouxe para toda a equipe informações valiosas sobre a causa. Esta é uma campanha criada com a intenção de informar as pessoas sobre o suicídio, uma prática geralmente motivada pela depressão. Mesmo com casos crescentes a cada ano, ainda existe uma grande barreira para falar sobre esse tema.
Atualmente, os principais grupos de pessoas a cometerem suicídio, são os jovens, idosos, pessoas com doenças, pessoas com genética (familiares que já cometeram suicídio), estado de desemprego ou declínio social.
Durante todo o mês de setembro, ações são realizadas a fim de sensibilizar a população e os profissionais da área para os sintomas desse problema e para a saúde mental.
Assim, fazendo-os entender que isso também é uma questão de saúde pública. Infelizmente para muitos, o suicídio ainda não é visto como um problema de saúde pública, mas sim uma espécie de fraqueza de conduta ou personalidade.
Saiba como identificar os sintomas:
- Visão de falta de alternativas (não saber mais como resolver seus problemas);
- Sentimentos de desesperança (sem razão para viver);
- Estado de sofrimento constante;
- Perda de interesse pelas coisas, pessoas e lugares;
- Descaso com a própria aparência;
- Sentimento de culpa;
- Explosões de raiva;
- Sentimento de vergonha.
Veja como você pode ajudar a tratar:
- Ter empatia com a pessoa em questão (ouvi-la e deixar que ela fale sobre os seus sentimentos);
- Não julgue;
- Intervir (avisar familiares, amigos ou médicos, caso necessário);
- Perguntar sobre tentativas de suicídio ou pensamentos anteriores;
As razões podem ser bem diferentes, porém muito mais gente do que se imagina já pensou em suicídio. A ajuda pode vir de um amigo, parente, colega de trabalho ou escola, professores, ou alguém que está próximo a quem precisa e também dos voluntários do CVV, que são treinados para conversar com pessoas que estejam passando por alguma dificuldade e que possam pensar em tirar sua vida. Para conversar com um voluntário, basta ligar para o telefone 188, gratuito, que funciona 24h. Também é possível mandar um e-mail ou falar pelo chat, que podem ser acessados pelo site www.cvv.org.br.
Falar é a melhor solução!
Comentários (0)
Publicar um comentário
Ver outras publicações
Por que a jabuticaba virou tendência? A história por trás do sabor Shift Ice
A jabuticaba carrega em si uma combinação única de sabor, história e memória afetiva. Recentemente, ela conquistou os...
15/01/2025Verão Água da Serra: Qual o seu sabor favorito?
O verão já chegou, e com ele vêm os dias ensolarados, momentos ao ar livre, encontros com amigos e, claro, a busca por aquela...
10/01/2025Natal Água da Serra: Conectando Gerações
O Natal é uma época mágica, marcada por encontros, memórias e tradições que atravessam gerações....
12/12/2024