Empresa de SC é líder nacional em sabores de refrigerantes
Diversificar a oferta de produtos está no DNA da Industrial de Bebidas Água da Serra, empresa mais longeva de Braço do Norte, que vai completar oito décadas de atuação em maio. A companhia, que tem como produto principal a clássica Laranjinha Água da Serra, conta com dez sabores de refrigerantes, a maior variedade do Brasil feita por um único fabricante. Ultrapassa inclusive as gigantes multinacionais do setor nesse quesito. Além da Laranjinha, produz os sabores Framboesa, Guaraná, Abacaxi, Laranja, Limão, Soda Limonada, Uva, Cola e Água Tônica.
Com gestão profissional, a empresa está finalizando ciclo de investimentos de cinco anos, que totalizou R$ 50 milhões. Segundo o CEO da Água da Serra, Eymard Frigotto, um dos focos do investimento de 2022, de R$ 10 milhões, foi a divulgação dos produtos para públicos mais jovens.
Para atender a constante evolução do mercado, com novas demandas, a empresa diversificou fora do grupo de refrigerantes. Lançou linha de chás em sachês e em latas com 30 diferentes sabores e a linha de energéticos XP, com cinco sabores.
A indústria, que começou fabricando gasosas (um tipo de refrigerante) e vendendo vinagre, recebeu o nome Água da Serra por utilizar a água de alta qualidade de uma fonte localizada no Rio Glória, na encosta da Serra Geral, em Braço do Norte.
Esse diferencial continuou quando a fábrica foi transferida para o centro da cidade, onde capta água de poço artesiano, também de alto padrão. Além do uso na produção, há torneiras de acesso público que fornecem a água gratuitamente para a população, que usa como água mineral.
- Somos, hoje, o terceiro share do Estado, atrás somente da Coca-Cola e Ambev. Das empresas regionais, temos a maior fatia do mercado em Santa Catarina e atendemos, também, Curitiba e região metropolitana. Temos uma capacidade instalada para atender 30% da população de Santa Catarina e podemos produzir 120 milhões de litros ao ano – informa Eymard Frigotto, executivo paranaense que é o CEO da empresa desde 2013.
Outra curiosidade é que a empresa Água da Serra é mais antiga do que o próprio município de Braço do Norte, que se emancipou de Tubarão em 1955.
No começo dos anos 1940, Pedro de Oliveira Souza, natural de Grão-Pará, que transportava bebidas e alimentos para os armazéns e comércios da região, começou a fabricar vinagres e a engarrafar os vinhos coloniais feitos por agricultores.
Em maio de 1943, dois irmãos empreendedores de Tubarão, Ciro Martins, que já trabalhava com bebidas, e José Martins Neto, conhecidos de Souza, tornaram-se sócios da empresa, que mudou o nome para Martins & Oliveira Ltda e foi instalada em antiga cervejaria. Aí, além de vender vinagre, passou a fabricar gasosas com os sabores de guaraná, framboesa e limão.
Comentários (0)
Publicar um comentário
Ver outras publicações
Por que a jabuticaba virou tendência? A história por trás do sabor Shift Ice
A jabuticaba carrega em si uma combinação única de sabor, história e memória afetiva. Recentemente, ela conquistou os...
15/01/2025Verão Água da Serra: Qual o seu sabor favorito?
O verão já chegou, e com ele vêm os dias ensolarados, momentos ao ar livre, encontros com amigos e, claro, a busca por aquela...
10/01/2025Natal Água da Serra: Conectando Gerações
O Natal é uma época mágica, marcada por encontros, memórias e tradições que atravessam gerações....
12/12/2024