Delícias de Inverno: Entrevero de Pinhão.
Típico sulista, o entrevero é uma refeição original do tempo dos tropeiros. O mais tradicional é feito da mistura de diferentes tipos de carne com legumes, mas no sul é muito comum encontrarmos o pinhão em sua receita, o que deixa tudo ainda mais saboroso. Inclusive, nessa receita que trouxemos até você o pinhão será um dos protagonistas.
Uma curiosidade: "entrevero" é uma palavra espanhola que significa "confusão” ou “mistura”.
Como passavam muito tempo longe de casa, os viajantes tropeiros alimentavam-se do que iam encontrando de comida pela estrada, como caças, legumes e outras coisas. E foi dessa mistura de ingredientes que surgiu esse prato tão delicioso.
Ainda dentro dessa história, é muito comum vermos que o preparo do entrevero é feito dentro de uma panela de ferro ou em um tacho grande, respeitando a forma de cozimento original.
O mais legal sobre esse prato é que não há bem um “certo ou errado” em sua receita. Na verdade o desafio fica por conta de como você irá misturar os sabores. Mas ainda assim, achamos legal deixar aqui uma receita perfeita de entrevero para que você possa fazer e degustar nesse climinha de fim de inverno.
Se liga só, você vai precisar de:
– 500g de frescal em cubos
– 500g de patinho em cubos
– 250g de lombo de porco em cubos
– 250g de peito de frango em cubos
– 2 linguiças calabresas
– 200g de bacon em cubos
– 2 cebolas
– 4 tomates sem pele e sem sementes em cubos
– 1/2 pimentão vermelho
– 1/2 pimentão amarelo
– 1/2 pimentão verde
– 250g de pinhão
Modo de preparo:
Primeiro de tudo, coloque o pinhão em panela de pressão por cerca de 40 minutos.
Aproveite esse tempo para fritar o bacon em uma panela de ferro ou frigideira grande. Com a gordurinha que sai do bacon frite aos poucos a linguiça em rodelas e em seguida todos os cubinhos de carnes, com um sabor de carne de cada vez, e acrescente os temperos.
Descasque o pinhão e o corte em 4 pedaços. Refogue a cebola em pedaços dentro da panela das carnes, junte o tomate e deixe criar um molhinho espesso. Em seguida, refogue os pimentões, mas deixe-os reservados para usar como decoração na finalização do prato.
Agora é só colocar tudo dentro da panela novamente, incluindo os pedacinhos de pinhão. Misture tudo e confira o sabor do tempero. O entrevero pode ser apreciado com arroz, pão ou purinho mesmo. Pra dar aquele toque especial, coloque os pimentões para decorar.
Feito!
Pegue sua latinha de Guaraná Água da Serra bem gelada, um pratão de entrevero e bom apetite!
Comentários (0)
Publicar um comentário
Ver outras publicações
Por que a jabuticaba virou tendência? A história por trás do sabor Shift Ice
A jabuticaba carrega em si uma combinação única de sabor, história e memória afetiva. Recentemente, ela conquistou os...
15/01/2025Verão Água da Serra: Qual o seu sabor favorito?
O verão já chegou, e com ele vêm os dias ensolarados, momentos ao ar livre, encontros com amigos e, claro, a busca por aquela...
10/01/2025Natal Água da Serra: Conectando Gerações
O Natal é uma época mágica, marcada por encontros, memórias e tradições que atravessam gerações....
12/12/2024